Postagens populares

Cuiabá Tudo na Hora - Emanuel Pinheiro quer mudar lei para deputado que presidir Mesa Diretora

 
O deputado estadual reeleito Emanuel Pinheiro (PR) avalia que o modelo da Mesa Diretora deve ser reestruturado. Para ele, todos integrantes da diretoria devem ter a mesma autonomia. O republicano reforça que lutará para que seja aprovado, até o final deste mandato, o projeto de sua autoria, que além de democratizar os poderes da Mesa, acaba com a reeleição e diminui para um ano o mandato do presidente. Neste sentindo, Emanuel acredita que o novo conceito irá inovar e dar uma nova “cara” ao Legislativo.
O deputado afirma que a conversa nos bastidores para articulação da Mesa Diretora tem avançado. Ressalta que o consenso para a aliança do grupo da oposição com a situação está cada vez mais certo. O parlamentar conta também que tem brigado para a união da Mesa entre os grupos, a fim de que todos tenham o direito de opinar e que a diretoria seja o mais eclética possível. “Tenho defendido desde o início a união de todos para que a Mesa tenha representantes dos 24 deputados”.
Ronaldo Mazza/AL
emanuel_capa.jpg
Deputado estadual reeleito Emanuel Pinheiro (PR) defende que a democratização da Mesa Diretora
Além de acreditar na chapa única para a eleição da Mesa Diretora do próximo biênio, o deputado assegura que mesmo unindo forças, todos tem o direito de se posicionar contra o governo do futuro gestor Pedro Taques (PDT), no plenário. “Na tribuna, sim, temos que posicionar, mas a Mesa não. Lá tem que ser de interesse apenas voltado para o povo”.
De todo modo, o deputado reeleito Guilherme Maluf (PSDB) também reforça o entendimento de Emanuel e diz que haverá composição entre deputados dos dois grupos, apesar de ainda não haver nenhum nome definido para compor a diretoria. Maluf é enfático ao dizer que os tucanos terão participação ativa nesta eleição, já que o PSDB tem três deputados para próxima legislatura, sendo além de Maluf, Wilson Santos e Saturnino Masson.
O tucano explica ainda que a Assembleia dividida não é bom para governabilidade nem para os parlamentares. Alerta que o presidente que assumir terá que se comprometer com a mudança. Como exemplo, cita o enxugamento da máquina legislativa.
Sobre o melhor nome para compor a Mesa, Maluf prefere não opinar, mas não exclui a possibilidade do deputado Mauro Savi (PR) assumir a presidência. Em contrapartida, argumenta que nesta linha de composição pode ter o PR, PSDB, DEM ou PDT. Entre os nomes mais cotados estão Savi, Zeca Viana, Dilmar Dal Bosco (DEM), o próprio Maluf e Zé Domingos Fraga (PSD). O grupo da situação é composto por 11 deputados que apoiam o governador eleito Pedro Taques (PDT), liderado, até o momento, por Zeca. Já a oposição é composta pelos 13 que não caminham junto ao projeto do pedetista, e são liderados por Savi.
http://www.rdnews.com.br/Cuiaba Tudo na Hora